As pinturas murais da Ermida da Senhora das Tábuas, Meda


Na antiquíssima capela da Senhora das Tábuas, em Meda, foram descobertas, em finais do século XX, peculiares pinturas murais, escondidas pelo retábulo construído posteriormente.

São pinturas a fresco, com representações de Santo António de Pádua, São Bartolomeu, Santíssima Trindade e outras ainda não totalmente identificadas. A particularidade de Santo António ser nomeado como de Pádua – e não de Lisboa -, remete possivelmente para um primitivo cruzado de origem italiana que aqui quis promover a sua devoção.

Segundo o Professor Adriano Vasco Rodrigues, a capela foi fundada provavelmente no período em que Meda pertencia à Ordem dos Templários, num lugar então isolado a Norte da Vila. No século XVI foi remodelada. É referida por Frei Manuel Leal Pimentel, nas memórias paroquiais datadas de 7 de Maio de 1758: (…) uma Ermida de Nossa Senhora das Táboas, fora da localidade de Meda. O seu nome foi herdado possivelmente de uma representação de Nossa Senhora num anterior tríptico de madeira. Uma outra versão da origem da invocação é dada pelo Pe. Jacinto Reis: na ocasião de um naufrágio um devoto teria invocado Nossa Senhora, que lhe teria aparecido sobre umas tábuas que ofereceu ao náufrago, salvando-o da morte.

Há notícia da capela ter sido remodelada no século XVIII.

Em 1923, foi feito o cemitério municipal em volta da ermida, mantendo-se o culto com romaria realizada na segunda-feira da Páscoa; e também a 16 de Setembro a celebração da festa de Santa Eufémia, Virgem e Mártir com devoção muito arreigada nesta região - a imagem encontra-se também no interior da capela.

No início do século XXI, iniciaram-se os restauros que puseram a descoberto pinturas murais e em madeira datadas dos séculos XVI e XVII, testemunhas da profunda devoção do povo medobrigense. Dos antigos ex-votos, com valor patrimonial, restou apenas um quadro datado de 1777, que se encontra actualmente na sacristia da igreja paroquial de São Bento de Meda. Foram também revelados vestígios do anterior pavimento em mosaico, com decoração floral, provavelmente realizado à semelhança dos pisos em mosaico da Terra Santa, no século XI.

A capela da Senhora das Tábuas, juntamente com a Capela de Santa Maria de Longroiva, é uma das maiores riquezas do legado histórico da região de Meda. Aguarda-se a finalização do restauro, nomeadamente das pinturas primitivas, que possibilitem uma investigação mais apurada.

 

Contactos: Pe Basílio Firmino, Paróquia de São Bento de Meda, Diocese de Lamego. Tel. 279 883 278.

 

REFERÊNCIAS

  • REIS, Jacinto, Invocações de Nossa Senhora em Portugal de Aquém e de Além-mar e seu Padroado, [S.l.: s.n.]. Lisboa, Tipografia da União Gráfica.1967
  • RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Meda - natureza, cultura e património, 2.ª ed., Meda, Câmara Municipal, 2002


Adicionar comentário

Comentários

Jorge Ramos
3 meses atrás

Um património que nos orgulha. Tanta história dos nossos antepassados por descobrir. Bem hajam!



Crie seu próprio site com Webador