Outro Património | Portugal & Mundo
Pastelinhos de ovos de Marvila, Lisboa
Trata-se de uma receita conventual das religiosas da Ordem de Santa Brígida, no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição a Marvila, em Lisboa. (saber mais)
Procissão do ferrolho, Lisboa
Esta secular procissão remonta aos finais do séc. XVI, quando a peste alastrava pelas ruas de Lisboa, não havendo tempo e lugar onde sepultar os mortos. (saber mais)
O Relicário de São Vicente, Vila do Bispo
A Matriz de Vila do Bispo possui um precioso relicário contendo uma relíquia de São Vicente, provavelmente oriundo do antigo Convento que existiu no Cabo. O culto das relíquias – do latim reliquiae - tem origem na tradição de conservar e venerar os restos mortais dos mártires, recolhidos e sepultados pelos primeiros cristãos. (Saber mais)
Conjunto escultórico de São Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo
O conjunto monumental dedicado a São Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), do escultor vianense Manuel da Rocha (1942-2023), é também um monumento de homenagem “à gente da ribeira”, tão devota deste santo português…Está localizado no Largo de São Domingos, junto à igreja, em Viana do Castelo. (Saber mais)
A Semana Santa em Vila Nova de Foz Côa
As celebrações da Semana Santa têm grande tradição em Portugal, com a procissão do Senhor dos Passos (Via Sacra) e as cerimónias de Quinta e Sexta-Feira da Paixão com o canto litúrgico próprio da Quaresma. (Saber mais)
Órgão histórico Cavaillé-Coll na igreja de São Mamede, Lisboa
Na igreja de São Mamede encontra-se um notável órgão histórico Cavaillé-Coll, encomendado pela duquesa de Palmela, Maria Luísa de Sousa Holstein. (Saber mais)
Os Panos de Tunes, Viseu
A Casa do Despacho da igreja dos Terceiros em Viseu, tem as paredes interiores totalmente revestidas com notáveis tapeçarias, referenciadas como Panos de Tunes. (Saber mais)
O Presépio da Basílica da Estrela, Lisboa
O monumental Presépio da Basílica da Estrela é um dos maiores presépios realizados em Portugal, com mais de 450 figuras. É obra do notável escultor Joaquim Machado de Castro. (Saber mais)
O Túmulo de D. Maria i, Lisboa
D. Maria I, Princesa do Brasil, Rainha de Portugal, encontra-se sepultada na Real Basílica da Estrela, que mandou construir em honra do Santíssimo Coração de Jesus. (Saber mais)
Os Confessionários setecentistas da Basílica da Estrela
Na Basílica da Estrela encontram-se dois notáveis confessionários atribuídos ao mestre entalhador António Ângelo. Há referência de que estavam concluídos em 1788, quando da sagração dos sinos da igreja. (Saber mais)
Grande Órgão da Sé Nova, Coimbra
O Grande órgão da Sé Nova de Coimbra é um notável órgão histórico de tipo ibérico, provavelmente construído entre finais do século XVIII e o início do século XIX. (Saber mais)
São Francisco Xavier na corte de Yamaguchi, Coimbra
Um dos episódios mais notáveis do princípio da evangelização no Japão foi a audiência concedida por Ōuchi Yoshitaka a São Francisco Xavier em 1551. (Saber mais)
A Virgem de São Lucas, Coimbra
A Virgem de São Lucas é uma notável pintura da Sé Nova de Coimbra, réplica da celebrada Salus Populi Romani da Basílica de Santa Maria Maior em Roma. (Saber mais)
Tabela dos Toques de Incêndio, Luanda
Na fachada da igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Luanda, encontra-se uma antiga caixa de incêndios destinada a alertar a população do local do fogo. (Saber mais)
O órgão da igreja de São Bento da Vitória, Porto
O grandioso órgão de tubos da igreja de São Bento da Vitória é considerado um dos instrumentos mais extraordinários e significativos do Norte de Portugal. (Saber mais)
O cadeiral da igreja de São Bento da Vitória, Porto
No coro-alto da igreja de São Bento da Vitória, no Porto, está um esplendoroso cadeiral em talha dourada e policromada com uma ilustração completa da biografia de São Bento. (Saber mais)
A Biblioteca de D. Fernando Martins Mascarenhas (Oxford, Reino Unido)
A valiosa Livraria de D. Fernando de Mascarenhas, Bispo do Algarve, proveniente do saque do corsário inglês Robert Devereux em 1596, encontra-se actualmente na Bodeley Library, em Oxford. (Saber mais)
Os lampadários da capela de Nossa Senhora do Rosário na Sé, Faro
Na capela de Nossa Senhora do Rosário na Sé de Faro encontram-se dois lampadários suportados por figuras de negros, possivelmente únicos em Portugal. (Saber mais)
O órgão congénere da Sé de Faro (Mariana, Brasil)
Os magníficos órgãos das catedrais de Faro e Mariana são considerados peças únicas da arte organística de origem portuguesa atribuídos a Johannes Heinhrich Ulenkampf, discípulo do famoso organeiro alemão Arp Schnitger. (Saber mais)
A Romaria da Senhora d’Abadia de Muquém (Goiás, Brasil)
A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é a mais antiga romaria do Estado de Goiás. Devoção trazida no século XVIII pelos portugueses provenientes em grande parte do Norte minhoto, onde esta devoção era - e continua a ser - muito arreigada, é actualmente uma das maiores peregrinações de todo o Brasil. (Saber Mais)
Festa da Senhora da Goma, Amares
A Senhora da Goma é festejada em várias localidades do Norte de Portugal, com especial realce no Santuário da Abadia em Amares. (Saber Mais)
Uma Lâmpada Judaica do Sabbath, Meda
O lampadário judaico em exposição na sacristia da igreja de São Bento da Meda, na Beira interior, é provavelmente único em Portugal. (Saber mais)
As pinturas murais da Ermida da Senhora das Tábuas, Meda
A capela de Nossa Senhora das Tábuas, fundada pelos templários no século XIII, é a mais antiga do concelho de Meda, com importante núcleo patrimonial, particularmente em pintura mural, recentemente descoberto. (Saber mais)
O Martírio da Rainha Ketevan, Geórgia
No Chateau Mukhrani na Geórgia está exposta uma réplica do notável painel de azulejos representando o martírio da Rainha Ketevan de Khakheti (c. 1560-1624), no antigo Convento da Graça em Lisboa. (Saber mais)
O Altar dos Santos Negros, Lisboa
A igreja da Graça em Lisboa tem um peculiar altar dedicado aos santos negros, uma memória centenária da devoção dos pretos cativos na metrópole portuguesa. (Saber mais)
Nossa Senhora da Pérsia versus Nossa Senhora da Vida, Lisboa
Na igreja da Graça em Lisboa venera-se uma imagem muito antiga da Virgem Maria invocada como Nossa Senhora da Pérsia. Tem uma história peculiar com origem nas terras distantes de Ormuz. A sua história cruza-se com a da imagem de Nossa Senhora da Vida da demolida igreja de Santo André. (Saber mais)
O Passo de Santo André, Lisboa
O Passo de Santo André é um dos remanescentes Passos da histórica Procissão do Senhor dos Passos da Graça, em Lisboa. Foi solenemente reinaugurado em 2020. (Saber mais)
Memórias de D. Afonso Norandim de Ormuz, Lisboa
Numa das salas superiores do antigo Convento de Santo Agostinho na Graça, em Lisboa, encontram-se vestígios da passagem de Afonso Norandim, filho do célebre aguazil-mor do Reino de Ormuz (Saber mais)
O painel “perdido” do Patriarca Arménio David IV de Vagharshapat
À entrada da antiga Sala do Capítulo do Convento da Graça em Lisboa, encontrava-se, até há poucos anos, um grande painel azulejar com a representação da cena de obediência ao Papa do Patriarca Arménio David de Vagharshapat em Ispaão, capital do Império Safávida. (Saber mais)
A urna de Afonso de Albuquerque, o Leão dos Mares
Os restos mortais do grande Governador da Índia tiveram um percurso peculiar, desconhecendo-se actualmente onde se encontram. D. Afonso de Albuquerque foi sepultado inicialmente em Goa, sendo trasladados – os mesmos restos mortais - para Lisboa, em 1565. (Saber mais)
O Presépio perdido da Cartuxa de Laveiras, Oeiras
O presépio da Cartuxa de Laveiras foi considerado uma das melhores obras do escultor António Ferreira, tendo sido disperso, não sendo ainda possível a sua identificação. (Saber mais)
Os mártires cartuxos ingleses, Lisboa
Na igreja de Santa Cruz do Castelo em Lisboa encontra-se um conjunto de pinturas com temas cartusianos, nomeadamente as que representam os mártires cartuxos ingleses durante a perseguição de Henrique VIII, no século XVI. (Saber mais)
D. Simoa Godinho e a capela-mor da igreja da Conceição Velha, Lisboa
Na capela-mor da igreja da Conceição Velha está sepultada D. Simoa Godinho, a conhecida dama de São Tomé, que doou grande parte da sua imensa fortuna à Misericórdia de Lisboa. (Saber mais)
A Misericórdia de São Tomé, São Tomé e Príncipe
A Santa Casa da Misericórdia é considerada a mais antiga instituição de São Tomé e Príncipe. Foi uma das primeiras Misericórdias promovidas pela Rainha D. Leonor nos territórios de além-mar, no início do povoamento. Recebeu um valioso legado de D. Simoa Godinho, nobre dama são-tomense. (Saber mais)
Crie seu próprio site com Webador